quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

É melhor andar a pé

Em que merda de sociedade vivemos?
Dou comigo a olhar para uma placa: "Proibido falar com o motorista"!
Isso mesmo. Há uns dias, de volta a casa e a fazer aquele esforço que só quem anda de transportes públicos conhece para não ter um "tete-a-tete" com a pessoa que vai colada a nós no autocarro, vejo este aviso. Mas o que é isto?
Já estou a imaginar:
- Quero ficar no parque da cidade. Pode dizer-me qual é a paragem?
- Psiuuu! Não pode falar comigo! (Quase a sussurrar)
- Mas...
- Não pode, não leu o aviso?
- Sim, mas preciso de ajuda...
- Compre um roteiro...
Dias depois, entrei no autocarro e já não vi a placa que proibia falar com o motorista mas sim... 'conversar' com o motorista. Fiquei muito mais descansada porque são formas de convívio completamente diferentes. Falar pressupõe apenas uma pergunta e a consequente resposta (isto se os senhores motoristas tiveram estas explicações no curso de formação!!). Já conversar poderá levar-nos a uma amena cavaqueira... e isso é que não pode ser, não é?? Trabalho é trabalho...
Pois bem sei que os senhores motoristas apenas cumprem ordens. Mas quem as dá? Chega dizer que lá na cidade os autocarros pertencem à Câmara Municipal??? Ouvi dizer que há uns tempos um motorista aviou, e em grande, um passageiro que, ao que contam, o estava a provocar. Mas também sei que o que levou o tareão é um homem que sofre de problemas psíquicos e que toda a gente conhece como tal. As pessoas sensatas costumam ignorá-lo, mas o motorista optou pela violência. Devia ter pensado melhor e ter feito greve, de preferência à Sexta-feira, pois vem sempre a calhar.
Outros tantos dias depois outra surpresa! Afinal também não podemos entrar com o carrinho do bebé. "Cara mamã: Se quiser ir passear com o seu bebé, deixe o carrinho em casa. Leve-o ao colo p'ra ver o que é bom p'ra tosse!"
Uma sugestão: Os motoristas lá da cidade deviam seguir o exemplo dos colegas da Carris: andam a conduzir com o MP3 e os fones metidos nos ouvidos. Assim, ninguém os chateia. Mas isto é em Lisboa... que é muito mais chique!!
Estou à espera do dia em que vou ler: "Proibido entrar sem tomar banho". Isso é que era ver gente a descer, a pé, a Avenida!
E pronto, fiquei indignada e queria partilhar. Não acho isto nada normal...

Sem comentários: