quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vacances multilingue

Tenho cá os tios do Luxemburgo. Trouxeram-me uma faca eléctrique e um perfume que cheira a rosas murchas (sempre dá para enfeitar a toilette). Para o M. uma chemise aos quadradinhos vermelha (acho que a vou cortar aos bocadinhos e usar para limpar o pó porque é daquelas boas: não deixam pêlos) e umas garrafas de whisky rasca. Para o Bi trouxeram uns cadeaux's e umas petit's roupas.
São calmos, falam baixo e por vezes até parece que nem nos ouvem. São gorditos mas andam sempre em pezinhos de lã que nem no soalho de madeira velha do avô se ouvem.
Há anos que conheço a roupa de férias do tio. Uns calções de ganga e umas t-shirt's de alças vermelhas ou azuis. Sandálias castanhas de fivela. Não falha. A tia é prática mas devido a um problema nos pés (ainda não sei qual é) tem de andar de sapatos fechados com os 40º da Beira Baixa. A prima adora fotografia e qualquer pássaro morto serve de cenário. Além de andar sempre agarrada ao telemóvel. O primo é mais sociável. É culto. Usa a barba e cabelo grande, óculos de aro preto a fazer lembrar um poeta perdido.
Mesmo em férias preocupam-se em comer a horas e se algum chega mais tarde (é certinho) há sempre uma boquinha em jeito de brincadeira mas a farpa já está lançada. A sorte é que o telemóvel da tia aqui em Portugal não marcha (ela diz assim) e por isso não nos consegue contactar antes de chegarmos. "Foi preciso tanto tempo para ir ao magazin? Pensei que iam acheter tudo." É uma das frases dela.
Depois vem a comida. Assim um bocado para o esquisito... À base de verduras, couscous, nada de carnes ou sumos com gás. É positivo se pensarmos em manter a linha no Verão, mas a juntar a isto vem um sermão sobre os malefícios disto ou daquilo... Podemos ficar malade, oui?
Têm lá as coisas deles mas são uns amores. Amigos da família e divertidos.
Agora vamos passar uns dias ao norte. Vamos estar todos juntos e apesar de tudo já estou a adivinhar as lágrimas da partida.
Boas férias para todos. Eu volto um dia destes...

Ah! Trazem também beaucoup de chocolat. Mas esses papo-os todos.

1 comentário:

Lisi disse...

Excelente..ri muito aqui sozinha!
Parecia que estavas escrevendo sobre uma familia que conheço bem...como é que pode..
rs
Abraços